10/random/post-list

A Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner

Na Teoria das Múltiplas Inteligências, o psicólogo cognitivo estadunidense Howard Gardner postulou em seu livro de 1983, Estruturas da Mente, que a cognição humana é, na verdade, formada por oito diferentes formas de inteligência. Cada pessoas possui todas as inteligências mas em diferentes graus, ou seja, cada pessoa tem habilidades mais desenvolvidas para uma ou outra forma de inteligência.


Inteligência fator g Teoria das Múltiplas Inteligências Howard Gardner, Musical, Cinestésica Corporal, Lógico-matemática, visual Espacial, Linguística, Interpessoal, Intrapessoal, Naturalista, educação


Veja abaixo uma breve descrição de cada uma das 8 inteligências postuladas por Gardner:



INTELIGÊNCIA
BREVE DESCRIÇÃO
EXEMPLOS DE ATIVIDADE
Musical
A inteligência sobre sons, ritmos, melodias e rimas. Sensibilidade ao tom, ritmo, timbre e tom. Habilidade de reconhecer, criar e reproduzir música usando um instrumento ou voz. Habilidades envolvolvidas na escuta ativa e na identificação de conexões entre música e emoções.
Compositor
Instrumentalista
Professor de música
Diretor de coral

Cinestésica/ Corporal
A inteligência dos movimentos e do uso do corpo de forma qualificada e complexa para atividades expressivas e dirigidas a objetivos. Noção de tempo, coordenação de todo o movimento do corpo e o uso de membros para manipular objetos.
Atleta
Coreógrafo
Dançarino
Hipista
Lógico-matemática
Pensar em conexões de causa e efeito e compreender as relações entre ações, objetos ou idéias. Habilidades para calcular, quantificar ou considerar proposições e executar operações matemáticas ou lógicas complexas. Envolve habilidades de raciocínio indutivo e dedutivo, bem como a resolução crítica e criativa de problemas.
Contador
Estatístico
Engenheiro
Analista de sistemas

Espacial
Pensar em imagens e perceber com precisão o mundo visual. Habilidade para raciocinar sobre as três dimensões e transformar suas percepções e recriar aspectos da experiência visual através da imaginação. Habilidade para trabalhar com objetos de forma eficaz.
Arquiteto
Artesão
Designer de interiores
Paisagista
Linguística
Refletir sobre palavras e uso da linguagem para expressar e entender significados complexos. Sensibilidade ao significado das palavras e à ordem entre palavras, sons, ritmos, inflexões. Reflexões sobre o uso da linguagem na vida cotidiana.
Advogado
Jornalista
Escritor
Publicidade
Profissional de relações públicas
Interpessoal
Pensar e entender outra pessoa. Habilidades para ter empatia e reconhecer distinções entre as pessoas e apreciar suas perspectivas com sensibilidade aos seus motivos, modos e intenções. Envolve a interação efetiva com uma ou mais pessoas em circunstâncias familiares, ocasionais ou de trabalho.
Conselheiro
Cuidador
Vendedor
Professor
Intrapessoal
Pensar e entender a si mesmo. Habilidades para estar atento aos seus pontos fortes e fracos e para planejamento efetivo para alcançar objetivos pessoais. Refletir e monitorar seus pensamentos e sentimentos e regulando-os efetivamente. A capacidade de se monitorar em relacionamentos interpessoais e atuar com eficácia pessoal.
Sacerdote
Psicólogo
Profissional de segurança
Poeta
Naturalista
Habilidade para entender o mundo natural, incluindo plantas, animais e estudos científicos. Habilidade para reconhecer, nomear e classificar indivíduos, espécies e relações ecológicas. Habilidade para interagir eficazmente com criaturas vivas e discernir padrões de vida e forças naturais.
Biólogo
Agricultor
Meteorologista
Veterinário


COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS

Ad Code