Questionário sobre Bullying na Escola | Atividade para sala de aula (Download)

Atividade para sala de aula, questionario sobre bullying, respostas dos alunos, escola



Faixa etária:
Preferencialmente para turmas do Ensino Fundamental (4º ao 9º ano)


Objetivo:
Iniciar discussão sobre bullying com os alunos em sala de aula. As crianças compartilham experiências e apresentam a percepção delas durante a discussão e respondendo a um questionário sobre o assunto.


Material necessário:
Materiais informativos sobre bullying (a critério do educador!)


Procedimento:
O educador inicia a atividade apresentando o conceito de bullying. O educador pode apresentar materiais informativos usando recursos audiovisuais e reportagens.



Vocês sabem o que é bullying?

Bullying é todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

São exemplos de violência no bullying:
1. xingar e colocar apelidos maldosos
2. espalhar fofocas
3. excluir e isolar um colega do grupo
4. bater com socos, chutes, tapas ou objetos
5. roubar ou destruir objetos
6. obrigar o colega a fazer alguma coisa que ele não queira
7. espalhar textos ou fotos com objetivo de humilhar um colega






É importante destacar algumas características do bullying, como ato de violência repetitivo, ou seja, que ocorre várias vezes, e que é uma relação de desequilíbrio de poder, ou seja, não é uma competição e só um está se divertindo.


É interessante também que o educador destaque os tópicos:

✓ “É só uma brincadeira?”

Qual a diferença entre brincadeira, briga (conflito), violência eventual e bullying?


✓ “Cyber-bullying”

O bullying também ocorre na internet, com xingamentos, fofocas, compartilhamento de textos, imagens e vídeos pelo celular ou computador.


Em seguida, os alunos compartilham suas experiências e percepções completando o questionário sobre bullying. (clique aqui para baixar o questionário em .pdf)



Bullying não é legal porque alguém sempre sai machucado e triste. Você quer ajudar a acabar com o bullying em sua escola ou no seu bairro? Vocês receberão um questionário com perguntas sobre o assunto. Suas respostas vão nos ajudar a entender melhor o que está acontecendo e a pensar o que podemos fazer para pôr um fim nisso!




Depois, o educador reinicia a discussão, perguntando se alguém gostaria de compartilhar as respostas (não obrigue ninguém a falar, já que as crianças podem ficar receosas de possível retaliação). Se ninguém se oferecer, o educador pode selecionar algumas das respostas das crianças para ler para toda turma (sem identificar o autor).

Algumas perguntas que podem ser acrescentadas na discussão:
 Como você se sentiu quando sofreu ou viu alguém sofrendo bullying?
 O que você fez quando sofreu ou viu alguém sofrendo bullying?
 Alguém tentou impedir você de sofrer bullying?
 Você tentou impedir alguém de sofrer bullying?
 Você acha que já praticou bullying contra um colega?


O educador pode propor também que as propostas sejam discutidas entre a turma, destacadas no quadro e até mesmo elaborando junto à turma um plano de ação para prevenção e combate ao bullying a ser enviado para direção escolar.