![Eu e os outros, Dinamica de grupo, trabalhar semelhanças e diferenças Dinamicas de amizade, jogo das semelhanças e diferenças, volta as aulas, atividade, educação emocional, aprendizagem, atividade em grupo, autoconhecimento, consciência social](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhypinQKseGO9yP3xDAlKdpT0Li4ggcrLZVd13v0Ez4TQiQEwhluBT8Az0mhESTQluuSIzStGkiXAeZ7wS6bJqeCoO4bI8mvbA05_n8sWMlOAxxNNLGxaN7Khi_3yyBk-BpA6cVmJlIKuE/s640/eu-e-o-outro2.jpg)
Atividade para trabalhar semelhanças, diferenças e respeito
Todos nós compartilhamos semelhanças e diferenças com outros membros de nossa comunidade. Entender o que em nós é igual e o que em nós é diferente de nossos pares é importante para criar percepções de identidade e respeito entre as partes.
Esta atividade de grupo é ideal para ser aplicada em sala de aula nos primeiros dias de volta às aulas ou em programas educacionais que se propõem a discutir os temas "diversidade" e "respeito às diferenças". Ao comparar as características que são similares ou diferentes entre os alunos, a atividade promove interação entre as crianças, consciência de grupo e relações de identidade e de amizade.
Preferencialmente para turmas do Fundamental I.
Objetivo:
As crianças irão conhecer melhor seus colegas de turma e irão aprender que todos nós compartilhamos algumas semelhanças, mas também temos nossas diferenças que devem ser respeitadas.
Temas trabalhados:
- Autoconhecimento
- Consciência social
- Identificação com grupo
- Respeito pelas diferenças
- Empatia e amizade
Material:
- Quadro
- Giz ou pincel para quadro branco
- Lista com questões dirigidas (baixe aqui)
Procedimento:
- Distribua para as crianças as folhas com a lista de questões (ver acima) para que elas possam responder.
- Desenhe no quadro um diagrama com dois círculos unidos por uma interseção (ver imagem abaixo).
- Dois alunos são convidados a se dirigir ao quadro e trocar as folhas com as respostas. Os alunos devem preencher o diagrama com as respostas do colega. Solicite que a turma ajude a comparar as respostas. Quando a resposta for semelhante, ela deve ser preenchida apenas uma vez na interseção entre os círculos - ou seja, é algo que as duas crianças têm em comum. Questione os alunos sobre as semelhanças e diferenças encontradas.
- Repita o procedimento com outros alunos.
- Após alguns pares já terem sido comparados, discuta com as crianças alguns padrões que têm sido observados na turma.