10/random/post-list

Igual-ou-Diferente: dinâmica para trabalhar diferenças e semelhanças entre os alunos

Dinamicas de amizade, jogo das semelhanças e diferenças, volta as aulas, atividade, educação emocional, aprendizagem, atividade em grupo, autoconhecimento, consciência social

Atividade para trabalhar semelhanças, diferenças e respeito

Todos nós compartilhamos semelhanças e diferenças com outros membros de nossa comunidade. Entender o que em nós é igual e o que em nós é diferente de nossos pares é importante para criar percepções de identidade e respeito entre as partes.

Esta atividade de grupo é ideal para ser aplicada em sala de aula nos primeiros dias de volta às aulas ou em programas educacionais que se propõem a discutir os temas "diversidade" e "respeito às diferenças". Ao comparar as características que são similares ou diferentes entre os alunos, a atividade promove interação entre as crianças, consciência de grupo e relações de identidade e de amizade.


Faixa etária:
Preferencialmente para turmas do Fundamental I.


Objetivo:
As crianças irão conhecer melhor seus colegas de turma e irão aprender que todos nós compartilhamos algumas semelhanças, mas também temos nossas diferenças que devem ser respeitadas.


Temas trabalhados:
  • Autoconhecimento
  • Consciência social
  • Identificação com grupo
  • Respeito pelas diferenças
  • Empatia e amizade


Material:
  • Quadro
  • Giz ou pincel para quadro branco
  • Lista com questões dirigidas (baixe aqui)


Procedimento:

  1. Distribua para as crianças as folhas com a lista de questões (ver acima) para que elas possam responder.
  2. Desenhe no quadro um diagrama com dois círculos unidos por uma interseção (ver imagem abaixo).
  3. Dois alunos são convidados a se dirigir ao quadro e trocar as folhas com as respostas. Os alunos devem preencher o diagrama com as respostas do colega. Solicite que a turma ajude a comparar as respostas. Quando a resposta for semelhante, ela deve ser preenchida apenas uma vez na interseção entre os círculos - ou seja, é algo que as duas crianças têm em comum. Questione os alunos sobre as semelhanças e diferenças encontradas.
  4. Repita o procedimento com outros alunos.
  5. Após alguns pares já terem sido comparados, discuta com as crianças alguns padrões que têm sido observados na turma.




Jogo das semelhanças e diferenças, trabalhando diferenças, como trabalhar dinâmica sobre respeito






COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS

Ad Code