10/random/post-list

Jogo ‘Que Emoção Eu Estou Sentindo?’ | Educação Emocional (DOWNLOAD)


Você provavelmente conhece o jogo “Quem sou eu?”. A brincadeira é uma das mais tradicionais no mundo todo e pode ser jogada em suas versões mais simples (colando um papel na testa) ou mais elaboradas utilizando cartões, tabuleiros e, mais recentemente, até aplicativos instalados em tablets ou smartphones.

“Quem sou eu?” é um jogo de advinha. A regra varia de acordo com os recursos disponibilizados, mas em geral, o objetivo é que o participante tente descobrir qual personagem ou celebridade lhe foi atribuída ou escolhida pelos outros participantes.

Nos últimos anos a brincadeira se popularizou entre crianças e adolescentes por causa de sua recorrente exposição em vídeos de youtubers famosos entre o público infanto-juvenil.

A novidade é que o jogo também pode ser utilizado como recurso na Educação Emocional.

A atividade ‘Que Emoção Eu Estou Sentindo?’ é uma variação do jogo, cujo objetivo é tentar descobrir qual emoção está representada no cartão colado na testa do participante.

Para brincar de ‘Que Emoção Eu Estou Sentindo?você irá precisar de papéis com nomes das emoções, ou cartões com desenhos ou fotografias de expressões emocionais. Uma fita de elástico pode ajudar a fixar o material na testa do participante. O ideal é que a brincadeira seja feita em grupos pequenos de 4 a 6 crianças.


O jogador com o cartão preso na testa tenta adivinhar qual sua emoção fazendo perguntas do tipo “eu me sentiria assim se perdesse um jogo de futebol?”, “eu teria lágrimas se me sentisse assim?", “eu me senti assim quando fiz aniversário?”. Obviamente, não se pode incluir o nome das emoções nas perguntas. Os outros participantes respondem apenas com "sim" ou "não".

Outra opção de brincadeira seria inversa, ou seja, os outros participantes sugerem situações em que o jogador poderia se sentir com aquela emoção: "você se sentiria assim se não conseguisse fazer a tarefa da escola", "você se sentiu assim quando teve que cantar a música no fim de ano" etc., e a cada sugestão o jogador tenta adivinhar qual sua emoção.

Público-alvo: preferencialmente para alunos do ensino fundamental I já alfabetizados, mas também pode ser usado para outras idades
Tempo: entre 20 e 40 minutos


Você pode criar seus próprios cartões com ilustrações ou fotografias, ou usar papéis com os nomes das emoções. Ou ainda pode baixar as ilustrações prontas que disponibilizamos aqui em arquivo .pdf e imprimir preferencialmente em papel colorido. Você pode fazer download do material clicando aqui.





COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS

Ad Code