10/random/post-list

Mensagens com emojis apropriados passam mais credibilidade para o leitor ūüėé

Pesquisa mostra que se você usar o emoji certo, as pessoas vão acreditar mais na sua mensagem


por Eduardo de Rezende

Emojis s√£o recursos n√£o-verbais usados em comunica√ß√£o virtual por mais de 90% dos usu√°rios de internet. Segundo pesquisadores, emojis podem adicionar contexto emocional √† comunica√ß√£o, e seu uso pode evocar respostas emp√°ticas no receptor da mensagem. Dessa forma, o uso desse recurso deixa o texto mais “confort√°vel” para leitura, facilitando o processo de decodifica√ß√£o textual e acesso ao significado da mensagem comunicada.

Em um estudo, publicado na revista cient√≠fica Psychology of Popular Media Culture em 2018, os autores avaliaram como emojis influenciam na flu√™ncia da leitura — ou seja, qu√£o f√°cil √© a leitura e interpreta√ß√£o da mensagem —, na credibilidade da informa√ß√£o transmitida atrav√©s de textos e na probabilidade do leitor compartilhar a mensagem.

Tr√™s condi√ß√Ķes experimentais foram apresentadas a mais de 200 estudantes universit√°rios que participaram da pesquisa, que foi realizada no Reino Unido. As condi√ß√Ķes foram: (1) neutra, ou seja, frase sem emoji, (2) congruente, frase com emoji apropriado com contexto e (3) incongruente,  frase com emoji inapropriado ao contexto com o objetivo de confundir a interpreta√ß√£o da mensagem.

Exemplos das tr√™s condi√ß√Ķes podem ser vistos na figura abaixo:

Mensagens com emojis

Os participantes então tinham que avaliar entre 90 mensagens quais eram mais compreensíveis, confiáveis e mais prováveis de serem compartilhadas. Os resultados mostraram que a congruência dos emojis em relação à frase afeta esses três aspectos: aquelas mensagens que apresentavam emojis apropriados ao contexto eram mais facilmente interpretadas, consideradas mais confiáveis e mais prováveis de serem compartilhadas do que as mensagens sem emoji ou com emoji inapropriado ao contexto.

Mensagens com emojis s√£o mais confi√°veis

Os emojis que voc√™ anda usando est√£o ajudando ou confundindo seus leitores? ūüė§


Refer√™ncia: DANIEL e CAMP (2018). Emojis Affect Processing Fluency on Social Media. Psychology of Popular Media Culture. [Advance online publication].




Compartilhar no WhatsApp


Compartilhar no Facebook



COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS

Ad Code