10/random/post-list

“Eu não confio” desabafa mãe sobre retorno das crianças às escolas durante pandemia

Menina com mascara em sala de aula

Se a questão de ter ou não aula em casa já estava trazendo dor de cabeça para pais e professores, a ideia de reabrir as escolas sugerida por alguns municípios e estados pode trazer ainda mais confusão. “Ficamos loucos dentro de casa, mas vamos continuar assim. Os meus filhos estão seguros comigo”, respondeu uma mãe no facebook sobre a possibilidade das crianças voltarem à escola.

Manter a segurança sanitária dos filhos é umas das maiores preocupações dos pais, como mostra o relato de uma mãe: “tenho dois filhos pequenos, de 4 e 3 anos e não consegui colocar a máscara em nenhum deles, imagina ter que ficar na escola usando máscara... O de 3 amassa e diz que a máscara ou está suja ou estragada, e o de 4 tem problemas de sangramento no nariz e tem nervoso de pano no rosto. Simplesmente prefiro em casa onde eu posso cuidar, já que são só os dois.”

A maioria dos pais não se sentem seguros em enviar os filhos para as escolas. “Retomar as aulas nesse momento é suicídio!” — comentou uma mãe. Outra concorda: “os meus não vão voltar às aulas esse ano em hipótese alguma!” Muitos sugerem antes cancelar o ano letivo do que retornar às escolas. Alguns professores se unem ao coro: não vai dar certo!

Em um desabafo numa publicação no facebook na última semana, Valéria Portilho que é mãe de dois meninos e professora na rede pública condensa as preocupações de ambos os lados num texto que viralizou na internet.

Veja a opinião da mãe:

Não deixaria meus filhos voltarem se reabrissem as escolas.
Sou mãe e professora. Como professora tenho me revirado e venho me esforçando muito (trabalhando dobrado!!!) para manter as atividades das minhas turmas dando aulas online. Como mãe, sei o quanto é cansativo acompanhar as crianças nas tarefas e manter a rotina de estudo em casa, até porque os pais continuam a trabalhar.  É cansativo, mas prefiro continuar assim com meu filhos saudáveis, em casa.

Quero meus filhos protegidos comigo. Voltar pra escola? Do jeito que tão as coisas por aqui? Aqui no Brasil nem chegamos no pico ainda e os números só crescem e já estão pensando em reabrir? Ainda não temos vacina nem medicamentos comprovados e arriscar nossos filhos de tal maneira é uma irresponsabilidade.

Nos jornais tem muitas notícias de escolas pelo mundo muito mais preparadas que reabriram e tiveram um surto da doença. Essa semana, a Escola de cadetes da aeronáutica em Barbacena teve mais de 200 alunos que deram positivo no teste para o coronavírus. Imagina em todo o país principalmente nas escolas públicas que não têm as mínimas condições de receber as crianças, turmas lotadas, com governantes mais preocupados em se aproveitar da pandemia para lucrar mais dinheiro, com escolas sem água, sabão ou papel higiênico, com turmas lotadas e salas sem ventilação. Crianças não sabem ficar distantes umas das outras e nem dos professores. Infelizmente as escolas não tem condições de serem reabertas.

Vamos refletir gente! Como uma professora vai conseguir que uma criança fique de máscara no horário de aula e sem contato com os coleguinhas? A educação infantil é mais complicada porque as crianças são menores e tem muita atividade em grupo, de contato, de brincadeira, muito toque, mordem, abraçam. Elas não conseguem fazer higiene sozinhas, tão sempre rolando no chão, escolas públicas nem sabão líquido tem nos banheiros, e tendo que ter cuidado redobrado na higiene vai ser impossível para os professores!

É bem complicado cuidar as crianças dentro das salas de aulas e no recreio. Fora os funcionários que muitos podem estar no grupo de risco, merendeiras, porteiros, inspetores, serviços gerais. Mesmo as escolas particulares, acho que não se estruturarão para receber devidamente seus alunos.
Não é só criança pequena. Adolescente também não se cuida, vivem sentados no chão, querem estar em grupo com os colegas! Aqui no bairro, é muito difícil convencer os adolescentes que continuam se reunindo todo dia na quadra pra conversar em grupos e jogar bola etc. imagina na escola todos juntos.

Insisto se as aulas voltassem hoje, não estaria segura de mandar meus filhos e nem em voltar a trabalhar e colocar a vida dos meus alunos em risco.. Quem é mãe e professora e ama mesmo suas crianças, filhos ou alunos, não confiaria em hipótese alguma vê-los nas escolas. Tá difícil em casa? tá!... Mas temos que esperar com paciência e proteger nossos filhos. Não podemos arriscar a vida e eu vou preservar a dos meus filhos ficando com eles em casa.



E você, concorda com o retorno das crianças às escolas? Deixe sua opinião nos comentários!


Compartilhar no WhatsApp


Compartilhar no Facebook



COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS

Ad Code