Atividade para trabalhar Autocontrole em sala de aula | Habilidades Socioemocionais



O que é autocontrole?


Autocontrole é a habilidade de controlar nossas próprias ações quando sentimos vontades, impulsos e emoções fortes que podem nos levar a agir de forma precipitada ou com imprudência.

A habilidade de autocontrole é como um “freio mental” que nos impede de agirmos de forma impulsiva. Esta é uma habilidade aprendida na primeira infância e desenvolvida ao longo da vida.


São exemplos de autocontrole:

Controlar um impulso agressivo durante um momento de raiva;
Evitar comer um doce quando estamos em regime;
Desligar a TV quando chega a hora de estudar;
Ou esperar sua vez de jogar durante uma brincadeira.

Em determinados contextos e situações, algumas ações podem ser inapropriadas e saber freá-las é uma habilidade essencial em nossa vida pessoal (estudar, alimentação saudável) e social (seguir as regras sociais).

Autocontrole é uma habilidade que envolve uma reflexão sobre o próprio comportamento e suas consequências. Como o gatilho para a ação impulsiva tem motivação emocional, o autocontrole também pode ser referido como uma estratégia de regulação emocional.

Passos importantes para o autocontrole:

1. Ter consciência da vontade ou impulso ("o que você sente vontade de fazer").
2. Antecipar as consequências: se você fizer isso que sente vontade, quais serão as consequências que podem te prejudicar ou prejudicar outras pessoas?
3. Mudança de plano de ação para um comportamento mais apropriado ao contexto.




Atividade para trabalhar autocontrole


A proposta dessa atividade é trabalhar o conceito de autocontrole em sala de aula, ensinando as crianças o que é autocontrole e qual a sua importância. Como recurso para atividade usamos um trecho da história em quadrinho do Homem-Aranha.

Atividade habilidades sociais e emoções na escola

Para ter acesso ao material gratuito envie uma mensagem pelo instagram @psico_edu .


É importante sabermos o quanto nossos materiais tem sido úteis ou não em sala de aula. Assim entenderemos as necessidades dos educadores e ficaremos mais motivados em produzir novos conteúdos. Deixe seu comentário e sugestão abaixo!







Atividade para crianças do Fundamental I e II, preferencialmente entre o 4º e o 7º ano (*a atividade pode ser complexa para crianças menores, pois demanda interpretação).

O professor inicia a atividade apresentando o material às crianças, individual ou em grupo. O material apresenta uma cena onde é exemplificada uma situação de autocontrole. O personagem retratado na cena apresenta uma tendência para ação impulsiva durante um momento de raiva, mas um pensamento inibe sua resposta emocional impulsiva.

Após as crianças responderem as perguntas propostas no material, o professor inicia a discussão com toda a turma. Ele define o conceito de autocontrole, sua importância na nossa vida cotidiana e apresenta aos alunos outros exemplos de autocontrole. No final, o professor convida as crianças a apresentarem oralmente ou por escrito outros exemplos do dia a dia onde elas devem ter autocontrole.




Compartilhar no WhatsApp


Compartilhar no Facebook