10/random/post-list

Mães Narcisistas — Como identificar



Uma mãe narcisista pode ser definida como alguém que vive, é possessiva e / ou se compromete em marginalizar a concorrência com a filha ou filho. Normalmente, a mãe narcisista percebe a independência de uma criança (incluindo filhos adultos) como uma ameaça e obriga a filha a existir na sombra dos pais, com expectativas não razoáveis. Em um relacionamento narcisista com pais, a criança raramente é amada apenas por ser ela mesma ou a si mesma.

Diversos estudos foram realizados sobre o tema da parentalidade narcisista e seu impacto na prole. É importante distinguir certas tendências centradas nos pais com personlaidade narcisista crônica . Muitos pais querem exibir seus filhos, têm grandes expectativas, podem ser firmes às vezes (como quando uma criança está se comportando de forma destrutiva) e desejam sua prole para torná-los orgulhosos. Nenhuma dessas características por si só constituem uma personalidade narcisista patológica. O que distingue uma mãe narcisista é uma tendência generalizada de negar à prole, mesmo quando adulta, uma sensação de autonomia independente. A prole existe apenas para servir as necessidades egoístas e as maquinações dos pais(s).

Como você sabe quando uma mãe pode ser narcisista? Enquanto alguns pais podem exibir alguns dos seguintes traços em um momento ou outro, o que pode não ser um problema importante, um pai patologicamente narcisista tende a habitar habitualmente em vários dos seguintes personagens, embora permaneça em grande parte inconsciente (ou despreocupado com) como esses comportamentos afetam a prole de alguém.



1. Usa / vive através da própria filha


A maioria dos pais quer que seus filhos tenham sucesso. Alguns pais narcisistas, no entanto, estabelecem expectativas não para o benefício da criança, mas para o cumprimento de suas próprias necessidades e sonhos egoístas . Em vez de criar uma criança cujos pensamentos, emoções e objetivos são nutridos e valorizados, a prole se torna uma mera extensão dos desejos pessoais dos pais, diminuindo a individualidade da criança.

“Minha mãe costumava amar dolling me em vestidos bonitos, embora eu era um moleque por natureza . Eu acho que ela sentiu isso quando recebi elogios por minha aparência, ela parecia boa em reflexão. Isso aumentou sua auto-estima ". 
- Anônimo

"Você tem oportunidades que nunca tive ... Depois de se tornar um médico, você pode fazer o que quiser. Até então você faz o que eu digo! "
- Pai para filho em "Dead Poets Society"

2. Marginalização


Alguns pais narcisistas estão ameaçados pelo potencial, promessa e sucesso de sua prole, pois desafiam a auto-estima dos pais . Conseqüentemente, uma mãe ou pai narcisista pode fazer um esforço concertado para colocar a criança, então o pai permanece superior. Exemplos desse tipo de marginalização competitiva incluem nit-picking, julgamento e críticas não razoáveis, comparações desfavoráveis, invalidez de atitudes e emoções positivas e rejeição de sucesso e realizações.

Os temas comuns através dessas imagens são: "Sempre há algo de errado com você" e "Você nunca será bom o suficiente". Ao reduzir a confiança da prole , o pai narcisista consegue aumentar sua auto-estima insegura.

"Eu implorei com minha mãe no telefone pela taxa de laboratório da minha aula de ciências da faculdade. Ela finalmente concordou em pagar, mas só depois de dizer que era um desperdício de dinheiro em mim ".
- Anônimo

3. Grandeza e superioridade


Muitos pais narcisistas têm uma auto-imagem falsamente inflada , com um senso malcriado sobre quem são e o que fazem. Muitas vezes, os indivíduos ao redor do narcisista não são tratados como seres humanos, mas apenas ferramentas (objetos) para serem usadas para ganhos pessoais. Alguns filhos de pais narcisistas são objetivados da mesma forma, enquanto outros são ensinados a possuir o mesmo complexo de superioridade forjados: "Nós somos melhores do que eles". Esse senso de direito grandioso, no entanto, é quase exclusivamente baseado em superficial, armadilhas egoístas e materiais, atingidas à custa da humanidade, conscienciosidade e relação de alguém . Um se torna mais "superior" por ser menos humano.

4. Imagem superficial


Estreitamente relacionados com a grandiosidade, muitos pais narcisistas gostam de mostrar aos outros como são "especiais". Eles gostam publicamente de desfilar o que eles consideram suas disposições superiores, seja bens materiais, aparência física, projetos e realizações, antecedentes e membros, contatos em lugares altos e / ou troféus e descendentes. Eles saem do seu caminho para buscar atenção e lisonjas estimulantes do ego.

Para alguns pais narcisistas, as redes sociais são um país das maravilhas onde anunciam regularmente quão maravilhosas e invejadas são dignas de suas vidas. As mensagens subjacentes podem ser: "Eu sou / a minha vida é tão especial e interessante", e "Olhe para mim - Eu tenho o que você não tem!"

"O que minha mãe mostra em público e como ela realmente é é muito diferente".

- Anônimo

5. Manipulação


Exemplos comuns de manipulação parentística narcisista incluem:

Viagem de culpa : "Eu fiz tudo por você e você é tão ingrato".

Culpa: "É culpa sua de que eu não esteja feliz".

Shaming: "Seu mau desempenho é um constrangimento para a família".

Comparação negativa: "Por que você não pode ser tão bom quanto seu irmão?"

Pressão irracional: "Você vai fazer o melhor para me orgulhar".

Recompensa e punição manipuladora : "Se você não perseguir o colégio que escolhi para você, vou cortar meu apoio".

Coação emocional: "Você não é uma boa filha / filho, a menos que você atenda às minhas expectativas".

Um tema comum que atravessa essas formas de manipulação é que o amor é dado como uma recompensa condicional, em vez da expressão natural de uma educação saudável. Por outro lado, a retenção de amor é usada como ameaça e punição .

6. Inflexível e Touchy


Certos pais narcisistas são altamente rígidos quando se trata dos comportamentos esperados de seus filhos. Eles regulam sua prole em pequenos detalhes e podem ficar chateados quando há desvio. Alguns pais narcisistas também são sensíveis e facilmente desencadeados. As razões para a irritação em relação a uma prole podem variar muito, da falta de atenção e obediência da criança, a faltas e falhas percebidas, a estar na presença do pai na hora errada, etc.

Um dos motivos da inflexibilidade e da sensação dos pais é o desejo de controlar a criança. O narcisista responde negativamente e desproporcionalmente quando vê que a prole nem sempre será puxada pelas cordas.

"Eu odeio quando você coloca mantimentos no contador de pagamento dessa maneira. Eu disse-lhe antes de odeio isso! "

- Mãe a filha no supermercado

7. Falta de empatia


Uma das manifestações mais comuns de um pai ou mãe narcisista é a incapacidade de se conscientizar dos próprios pensamentos e sentimentos da criança e validá-los como reais e importantes. Apenas o que o pai pensa e sente importante.

As crianças sob este tipo de influência dos pais ao longo do tempo podem responder com um dos três instintos de sobrevivência: podem lutar de volta e ficar de pé sozinhos. Eles podem vôo e distância de seus pais (s). Alguns podem começar a Congelar e substituir o seu eu real invalidado com uma personalidade falsa (desempenhando um papel), adotando os traços do próprio narcisismo.

8.  Dependência / Codependência


Alguns pais narcisistas esperam que seus filhos cuidem deles pelo resto de suas vidas. Esse tipo de dependência pode ser emocional, física e / ou financeira. Embora não haja nada inerentemente errado em cuidar dos pais mais velhos - é um traço admirável - o pai narcisista normalmente manipula uma prole para fazer sacrifícios não razoáveis, com pouca consideração pelas próprias prioridades e necessidades da criança.

"Minha mãe (um pai solteiro em seus 30 anos atrasados) espera que eu a apoie financeiramente em uma base contínua. Ela diz que não pode viver sem mim.

- estudante universitário anônimo

Alguns pais narcisistas também podem manobrar seus filhos adultos em dependência de código. O professor de psicologia Shawn Burn define uma relação de codependente como "onde a ajuda de uma pessoa apóia (habilita) o insucesso, irresponsabilidade, imaturidade, dependência , procrastinação ou má saúde mental ou física ".

9.   Ciúme e possessão


Uma vez que uma mãe ou pai narcisista muitas vezes espera que a criança permaneça permanentemente sob a influência dos pais, ela ou ela pode se tornar extremamente ciumenta com qualquer sinal de maturidade e independência crescentes da criança. Qualquer ato percebido de individuação e separação, de escolher o próprio caminho acadêmico e profissional , fazer amigos não aprovados pelos pais, gastar tempo em suas próprias prioridades, são interpretados negativamente e pessoalmente ("Por que você está fazendo isso com MIM?" ).

Em particular, a aparência de um parceiro romântico na vida da prole adulta pode ser vista como uma grande ameaça e freqüentemente respondeu com rejeição, crítica e / ou competição . Nos olhos de alguns pais narcisistas, nenhum parceiro romântico é suficientemente bom para sua prole, e nenhum intruso pode desafiá-los pelo domínio de seus filhos.

"Como se atreve que essa mulher tire meu filho de mim. Quem ela pensa que é?"
- Anônimo

10.  Negligência

Em algumas situações, um pai narcisista pode optar por se concentrar principalmente em seus interesses autoabsorventes, que para o narcisista são mais excitantes do que a educação infantil. Essas atividades podem fornecer ao narcisista a estimulação, validação e auto-importância que ele ou ela deseja, seja obsessão de carreira , flamboyance social ou aventuras pessoais e passatempos. A criança é deixada para o outro pai, ou por conta própria.  

COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS

Ad Code