O que é a Terapia Focada nas Emoções (TFE)?


por Eduardo de Rezende

Psicoterapia neo-humanista terapia focada nas emoções de leslie greenberg

De certa forma, todas as psicoterapias lidam de alguma forma com experiências emocionais, mas na Terapia Focada nas Emoções as emoções são vistas como o primeiro passo para mudança. Saber lidar com as emoções é visto como central para o tratamento dos problemas humanos.

A Terapia Focada nas Emoções (TFE) é uma abordagem de psicoterapia desenvolvida pelo psicólogo canadense Leslie Greenberg. Segundo o autor, a TFE é uma abordagem neo-humanista concebida para ajudar pessoas em terapia a tornarem-se mais conscientes de suas emoções e a fazerem uso produtivo dessas emoções.

Os pacientes — ou clientes, como são referidos pelo autor — são ajudados a melhor identificar, experienciar, aceitar, explorar, dar sentido, transformar e administrar flexivamente suas emoções. Como resultado, eles se tornam mais habilidosos em acessar as importantes informações e significados contidos nas emoções sobre eles mesmos e seu mundo, assim como mais habilidosos em usar essa informação para viver uma vida mais plena e saudável.


O foco terapêutico na emoção


Dentro dessa abordagem, a emoção é considerada como evento que nos informa sobre a situação que estamos vivendo e nos motiva a responder de maneira válida. Emoção, pensamento e ação fazem parte de uma interelação complexa. A consciência emocional e a capacidade de permitir que as emoções orientem nossas decisões são habilidades fundamentais da inteligência emocional.

O terapeuta da TFE ajuda pessoas a discernir quando elas precisam usar suas emoções para orientar seus comportamentos e pensamentos, quando precisam transformar suas emoções ou quando suas emoções precisam ser reguladas.

Se as pessoas têm a necessidade de agir de forma inteligente em seu mundo social, elas precisam prestar atenção a suas emoções tanto quanto a seus pensamentos e comportamento. As pessoas precisam dar um sentido a sua experiência emocional e usá-la sabiamente. Assim, o terapeuta ajuda, por exemplo, oferecendo palavras para ajudar o cliente a simbolizar o que está acontecendo dentro de seu corpo e a articular as emoções em uma narrativa que provê a história das vidas dos clientes.


Terapia ou Coaching Emocional?


A Terapia Focada nas Emoções foi inicialmente referida como “coaching emocional”. O autor usava o termo coaching não para distingui-la da terapia, mas sim para estender sua aplicação para além da terapia, reconhecendo que a abordagem pode ser aplicada para ajudar pais, professores, casais, gestores, profissionais de saúde e muitos outros. Embora atualmente o autor opte mais frequentemente pelo uso do termo terapia, ele permanece com o entendimento de que todo processo terapêutico envolve um treinamento emocional — ou “coaching emocional” — e, portanto, em seus textos ele usa ambos os termos de maneira alternada com o mesmo propósito.

Les Greenberg é um psicólogo que em sua formação foi treinado na tradição psicológica humanista, com base na Gestalt Terapia e na Terapia Centrada no Cliente. Porém, o autor entendia que essas abordagens não tinham fundamentação científica de uma teoria das emoções assim como também não tinha ferramentas sistemáticas para intervir com as emoções. Da tradição humanista, o autor trouxe princípios básicos de tratamento que fundamentam a Terapia Focada nas Emoções como a provisão de uma relação terapêutica empática e a facilitação do trabalho terapêutico sobre as emoções, aliadas a uma base sólida da ciência moderna das emoções e da cognição humana.

A terapia focada nas emoções é vista como um processo coconstrutivo em que ambos, cliente e terapeuta, experienciam, exploram e promovem o processamento emocional. Obviamente, terapeutas da TFE não são especialistas sobre o que os clientes estão experienciando ou no significado de seus comportamentos, mas são, na verdade, especialistas em métodos que ajudam eles a acessar e tornarem-se conscientes de suas emoções e necessidades, e que ajudam também a usar essas informações de maneira produtiva.