PA-RA-LE-LE-PÍ-PE-DO: Conhecer o significado ajuda a leitura de palavras polissilábicas, diz estudo




Estudo recente publicado na revista científica Journal of Educational Psychology sugere que a consciência semântica de uma palavra – ou seja, saber qual o significado ou aplicação daquela palavra – é um elemento importante para melhorar o desempenho de crianças na leitura oral de palavras grandes.

Ler e escrever são as duas principais competências que a criança precisa desenvolver durante a alfabetização. A leitura de palavras grandes, principalmente as polissilábicas (com mais de 4 sílabas) pode causar muita confusão na cabeça dos pequenos.

No estudo, crianças da 3ª e 4ª série com e sem dificuldade de leitura foram requisitadas a ler 48 palavras complexas que apareciam na tela do computador durante alguns segundos. A consciência fonológica, morfológica, ortográfica e semântica de cada uma das palavras também foi avaliada. Os pesquisadores descobriram que a "informação semântica" é tão importante quanto consciência fonológica e ortográfica na leitura de palavras complexas.

Se o professor solicita a leitura de palavras grandes a uma criança, a criança será mais competente em ler aquelas que o professor também apresenta seus significados, com ilustrações ou contextualizando dentro de uma frase. “Os professores deveriam evitar pedir que as crianças lessem palavras muito raras (que as crianças desconhecem sua aplicação no dia a dia), mesmo que sejam palavras consideradas úteis para a prática da leitura. Eles podem também dizer às crianças um pouco sobre o significado de algumas palavras antes de começar a lição”, sugere o autor do estudo.


Referência bibliográfica:

Kearns, D. M., e Al Ghanem, R. (2019). The role of semantic information in children’s word reading: Does meaning affect readers’ ability to say polysyllabic words aloud? Journal of Educational Psychology, 111(6), 933-956.