10/random/post-list

Experimentos mostram como crianças são naturalmente cooperativas e motivadas a ajudar os outros desde pequenas




O altruísmo — a motivação para ajudar os outros — é quase um instinto humano. É isso que pesquisadores tem demonstrado em estudos com crianças e comparação com outras espécies de primatas.

Em testes simples com crianças de 2 anos de idade, o pesquisador simulava uma situação problema e avaliava se a criança teria percepção do problema, empatia por ele e motivação para ajudá-lo.

Deixar cair um pregador enquanto estende roupas na frente da criança pra ela pegá-lo para você; contar com a ajuda de uma criança atenta ao seu problema para abrir a porta do armário quando você estiver com as mãos ocupadas; ou contar com sua ajuda para empilhar fichas. Estes são alguns exemplos de experimentos projetados para avaliação das crianças.

"Desde o momento em que eles começam a andar, conversar e se tornarem seres verdadeiramente culturais, as crianças humanas são naturalmente cooperativas e prestativas em muitas situações – embora obviamente não todas", ​​diz o psicólogo americano Michael Tomasello, um dos líderes da pesquisa. O pesquisador ainda acrescenta: "eles não recebem isso dos adultos, isso ocorre naturalmente." Elas simpatizam com aqueles que parecem se sentir prejudicados. Um desejo interior de ajudar. E elas fazem isso sem expectativa ou desejo de recompensa.

Mas, à medida que crescem, o espírito de cooperação das crianças é moldado pela forma como julgam o ambiente e percebem o que os outros pensam deles. Elas se tornam mais conscientes do que os rodeia e se preocupam mais com o que é e o que significa ser membro de um grupo. Elas aprendem a ser seletivas em relação a quem ajudar, informar e compartilhar, e também aprendem a gerenciar a impressão que estão causando nos outros - sua reputação pública e a si mesmos - como uma maneira de influenciar as ações desses outros em relação a si mesmos.

Veja alguns vídeos dos experimentos:






Fonte:
Warneken, F. & Tomasello, M. (2006). Altruistic helping in human infants and young chimpanzees. Science, 311, 1301-1303.

Warneken, F., Chen, F., & Tomasello, M. (2006). Cooperative activities in young children and chimpanzees. Child Development, 77 (3), 640 – 663.

Warneken, F., Hare, B., Melis, A.P., Hanus, D., & Tomasello, M. (2007). Spontaneous altruism by chimpanzees and young children. PLoS Biology, 5 (7), 1414 – 1420.





COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS

Ad Code