10/random/post-list

Fotos compartilhadas por professores revelam como estão as Salas de Aula vazias ao redor do mundo


Em todo o mundo, mais de 800 milhões de estudantes estão fora das escolas por conta da pandemia do coronavírus — um número record segundo a Unesco. A maioria dos estudantes continua a estudar em casa através de plataformas online, com a ajuda de pais ou irmãos mais velhos.

Professores do mundo inteiro que ocasionalmente vão até as escolas — às vezes para ministrar as aulas, fazer planejamentos e preparar conteúdo, ou para organizar seus materiais — têm postado em suas redes sociais fotos de escolas e salas de aula vazias. Mensagens com lamentos e lembranças dos alunos acompanham as publicações. 

Como escreveu o professor Branco, do blogdobranco.com:

Talvez não exista nada mais sem sentido, ou sem graça, do que uma escola vazia. E não digo isso pela ausência de equipamentos, estrutura. Me refiro a pessoas, em especial os alunos. Um professor ao circular em um ambiente escolar sem alunos, é como andar em um cemitério. O silêncio reina. Mas isso não combina com uma escola.
Ao andar em uma das escola que trabalho, tive a oportunidade de escutar o ruido do solado de meu sapato ao tocar o cimento do chão; cheguei a escutar, sem exageros, a batida de meu coração, tamanho era o silêncio.
O barulho, os movimentos, a dinâmica provocados pelos alunos, faz falta. Pelo menos aos que escolheram verdadeiramente a docência como ofício. Sem alunos a escola fica sem graça, sem sentido. Não há ambiente escolar sem alunos. Comparando anatomicamente, a escola sem alunos, seria um corpo sem o seu principal órgão: o coração.
A escola sem alunos, nada mais é do que uma estrutura física sem vida. Sem eles, ela não tem sentido de existir. Não passa de um emaranhado de cimento, ferro, pedra, areia e madeira. Nenhuma escola pode ser ou ficar vazia. Alunos, a escola é de vocês e precisa de vocês para ter sentido de existir.
  
Estados Unidos
“É estranho estar hoje sentada numa sala de aula vazia. Nossas aulas serão onlines pelas próximas 2 semanas, mas os professores ainda estão aqui preparando as atividades para as crianças fazerem em casa. Boa sorte a todos com todas essas novas adaptações! Que todos vocês tenham saúde e muito álcool em gel pelas próximas semanas” — escreveu Kiley Platt, professora do fundamental em meados de março.

“Foi tão triste e completamente surreal voltar pra casa hoje, sem saber quando voltarei para o trabalho. Eu amo meus alunos e já sinto muita falta deles ... agora vou tentar me concentrar em passar meu tempo com meus filhos!” — professora Shelly Baugus.

Brasil
"Sobre ver a sala de aula vazia e a escola tão silenciosa é uma sensação muito estranha. Faltou vida ali dentro, faltou calor humano e aquela energia boa que sempre trocamos. Saudade de tudo que vivemos ali. O que me enche de alegria é saber que mesmo distantes, estamos muito próximos, essa barreira é quebrada cada vez que recebo um áudio, um vídeo ou uma foto das nossas atividades. E foram muitos... vamos continuar assim juntinhos e fortalecidos. Meu muito obrigada a todas as famílias que se uniram a nós. Saudades 4 Ano D." — professora Sandra Luccas da Escola Archelau De Almeida Torres, de Araucária-PR.


Canadá
“Meu coração está partido... não era assim que eu pensava que a nossa sala de aula estaria depois do feriado de Páscoa. Eu esperava que nossa sala de aula estivesse cheia com 25 alunos que estariam descansados e animados por estarem juntos novamente. Eu pensei que nossa sala de aula estaria cheia de risadas e conversas interessantes. Eu pensei que teria muitos mais dias com meus alunos. Esta semana foi difícil. Muita saudade das minhas crianças” — Megan, professora do 6º ano no Canadá, em abril.

Marrocos 
Nessa escola privada no Marrocos, a direção investiu pesado em equipamentos e recursos humanos para a transmissão de aulas online.


Brasil
"Uma sala de aula sem as crianças, é um jardim sem flores! É assim que as comparo, elas trazem alegria, energia, amor e esperança aos meus dias! Peço à Deus que essa quarentena passe logo e nós voltaremos a nos abraçar e dividir conhecimentos, muita saudade meus amores. Até breve" — disse a professora Sueli Miranda em Barretos no início de maio.


Sri Lanka



Alemanha
“Oi pessoal! Primeiro dia após o fechamento oficial das escolas. Estamos aqui no prédio aguardando novas informações e como trabalharemos nas próximas semanas (na escola ou em casa). O que importa é que isso ajudará a levar o país pra frente” — Anthony, professor do fundamental em escola em Berlim no início de Março.

No final de Abril, o mesmo professor Anthony publicou essa outra foto, onde diz: “Hoje organizamos as salas de aula e o prédio da escola para retorno dos alunos da 6ª série. A partir de segunda-feira, posso dar aulas para grupos pequenos de sete, quatro horas por dia. Parece que um novo ano letivo está começando. De qualquer forma, estou muito empolgado com os próximos tempos e com o desafio. Agora é uma questão de manter os dedos cruzados e esperar que tudo corra bem de alguma forma. Claro, não vai correr tão bem em um lugar ou outro - mas no geral estou confiante.”



Cuba
“Fico triste de ver minha sala de aula vazia, mas sei que é necessário, sei que é a melhor decisão que foi tomada. Voltaremos em breve. Para ficar cheio, só peço a todos os meus alunos e pais que se cuidem e tomem consciência da gravidade pela qual estamos passando, para que, quando chegar a hora, eu possa tê-los todos juntos e possamos fazer disso algo que nos faça sentir mais forte e seguro" — foi a mensagem do professor Miguel Matamoro de Cuba.

Argentina
"Solidão é uma sala de aula vazia!" — professor Dario Alvarenga, de Buenos Aires.


Brasil
"Minha sala de aula está vazia, mas o meu coração está morrendo de saudade dos meus queridos alunos. Meu querido aluno(a), eu sei que às vezes fica difícil encontrar motivação para estudar, mas o que você tem que pensar é que poder estudar é um privilégio. Não desista do estudo, e verá como irá colher frutos maravilhosos através dele!" — professora Elisabete Polvarine.

"Visitar minha sala de aula assim, vazia, me deixou triste . Como é ruim uma escola sem crianças. Que todos entendam a importância de se fazer a quarentena para que logo possamos voltar as nossas rotinas mais solidários, humildes, humanizados" — professora Etiene Garcia, de Jacareí.

Hungria
Escola vazia na Hungria, por Holló Szabó Csilla.


Israel
"É horrível ver uma sala de aula vazia" — disse a professora Galit Oren-Moran, de Israel em meados de março.

"Estamos de volta à escola... mas com sala de aula vazia" — postou a professora Ilanit Chen no começo de maio, também de Israel.


Jordânia



Estados Unidos
“Meus alunos deveriam estar aqui. Deveríamos estar rindo juntos, aprendendo juntos... Deveríamos estar juntos... 😭— Nicole Langlais, professora do 5º ano em Dakota do Norte.

“Aqui estou eu visitando minha sala de aula pela primeira vez em um mês para pegar algumas coisas. Sério, era como entrar em uma cápsula do tempo. Tudo tinha sido organizado para a semana de 16 de março, cópias da atividade, texto no quadro branco e eu tinha acabado de pendurar novas obras de arte dos alunos. Mal posso esperar pela vida normal novamente” — Stacey, professora no estado da Califórnia.


Turquia
Funcionários da escola desinfetam as carteiras enquanto os alunos estão em quarentena em casa.

Dinamarca
“O sol brilha sobre uma escola vazia hoje 🌞❤️ Todos os professores e qualquer pessoa da equipe administrativa deveriam ser parabenizados por estarem se esforçando em ensinar online. Temos muitos desafios em usar plataformas online. Fora isso, ouçam a recomendação das autoridades. E lembre-se, ao mesmo tempo, cuide-se bem e cuide também dos outros. Estou ansiosa para ver todos vocês de volta!” — professora Anette.

Azerbaijão


Líbano
Serviço sanitário em Sidon, uma das maiores cidades do Líbano.

Estados Unidos
"Isso parece tão surreal. Já sinto falta dos meus alunos!" — Kelly Destadio, professora do 9º ano em Ohio.

“Lonely....I’m so lonely..... 🎶  Saudades das minhas crianças! 😩
Não tenho nada para fazer na minha sala de aula agora. Eu gosto de bagunça e alegria, e agora minha sala está exatamente o oposto disso” — Jamie, professora em Nashville.

Brasil
“E de repente a sala de aula ficou vazia....😥💔 — publicou a professora Cristiane Gomes da cidade de Alambari.

“Muito triste ver a sala de aula vazia,sem a alegria dos nossos pequenos.Mas isso tudo logo vai passar” — professora Carla Poliana, de Porangatu.



Suécia
Escola na Suécia, pela professora Sanna Juhlin.


Finlândia
"As salas de aula aguardam a volta dos alunos. A vida continua. Complicado para pais e professores que se encontraram em uma situação totalmente nova. Os alunos conseguem se adaptar mais facilmente" — disse a professora finlandesa Maarit Matkailuopas.

Também na Finlândia, a professora Päivi Kompuinen publicou: "Casa vazia; saudades dos alunos. Já vamos para a sétima semana de ensino a distância".

Chile
“Eu tive que ir para a escola (super protegida com uma máscara dupla e luvas) para resolver por questões de trabalho 😷😷🧤💧Entrei na sala do 8º ano e ufff! de repente me veio a mente todos os planos que tinha para este ano 😵😵😵🙄🙄🙄😓😓😓 Mas bem... a vida é assim, muito imprevisível. Espero que todos os alunos estejam bem!” — professora Constanza Veja, em San Antonio no Chile.

Centro de Ensino Universitário no Chile, pelo professor Cristián Flores Escalona.


África do Sul


Republica Dominicana
"Quebra meu coração ver minha sala de aula tão vazia ... Sinto muita saudade de todos os meus macaquinhos!" — publicou a professora Katie no começo de Abril.


França
Sala de aula vazia, por Lily.


Sala de aula preparada para retorno às aulas
na cidade francesa de Tournefeuille.


Bélgica
"48 dias que eu não botava os pés na escola. Devo admitir que não estou feliz com tudo isso. Quase me deu um nó no estômago ver minha sala de aula que está estranhamente vazia .. e que certamente permanecerá assim até setembro ... Devo admitir que sinto falta disso tudo" – disse a professora belga Amy Payot Raison.

Estados Unidos
Enquanto preparava as atividades da classe no começo de maio a professora Hardcastle publicou: “5º ano, cadê vocês?! Falando sério, é super estranho estar aqui sem todos vocês. Tô com saudades!!”


Japão
Na cidade de Saitama, essa escola abriu apenas para os estudantes que não poderiam ficar em casa pois os pais não foram liberados do trabalho. Até o início de abril, era uma das poucas cidades japonesas que haviam decretado situação de emergência e obrigado o isolamento social.

Croácia
A sala de aula vazia na Croácia foi publicada pela professora Gabrijela Fajhner no fim de março.

Itália
"Sala de aula vazia ... Tristeza e cheiro de desinfetante, mas não se preocupem: as aulas continuam ONLINE!!!" — publicou o professor italiano Ruggero Marzocca em março.

O professor Simone Zorzella, também italiano, disse: "sala de aula vazia, não há movimento, não há correria nos corredores... na cabeça apenas lembranças daqueles momentos... esperamos que tudo isso acabe em breve!"

Suíça
Nessa escola na Suíça, todos professores adotaram a prática de colocar fotos dos alunos nas carteiras para representá-los durante a aula online.




Coreia do Sul
Enquanto os alunos estão em casa, agentes de saúde desinfetam sala de aula na Coreia do Sul.

Em outra escola na Coreia, a professora prepara o material para iniciar as aulas online:


Bulgária
A professora Emma Panairdzhieva, de Dobrich na Bulgária, surpreendeu alunos e amigos ao publicar a foto da sala de aula e a seguinte mensagem: “Não haverá aulaa partir dessa quarta-feita. Estou de licença doença. Estou com a Covid!”


Índia
Na Índia, as aulas também estão sendo online.

Professora em escola em Kochi, depois que o governo do estado de Kerala ordenou que escolas em todo o estado fechassem devido a temores do coronavírus.

Hong Kong



Iêmen
Sala de aula vazia em uma escola em Sanaã, capital do Iêmen. Os rebeldes que controlam a capital e o norte do país anunciaram o fechamento de escolas em áreas sob seu controle por um mês, como parte de uma medida preventiva tomada contra a disseminação do novo coronavírus.

Estados Unidos
“Hoje parei brevemente no trabalho para pegar algumas coisas (papel, livros, desinfetante para as mãos, toalhetes, marcadores, folhas de notas, listas, trabalhos dos alunos, etc.) para os próximos dois meses de ensino em casa. Não tinha levado para casa o que precisava para o resto do semestre, pois pensei que ficariamos fora só por três semanas. Tenho certeza de que outros educadores pensaram da mesma maneira. Não acredito que já faz um mês desde a última vez que vi minhas crianças, mas todos preferimos estar mais seguros do que arrependidos. Mantenham-se seguro e saudável. A aula online continua amanhã 😉 — publicou a professora do 4º ano Stephanie Nguyen em abril.




Compartilhar no WhatsApp


Compartilhar no Facebook






COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS

Ad Code