10/random/post-list

Bronca de professor não melhora comportamento dos alunos em sala de aula

Professora sentada em sala de aula brava repreendendo aluno

Repreender maus comportamentos dos alunos com broncas não é uma estratégia efetiva a longo prazo. A conclusão é de um estudo publicado no mês passado na revista científica Journal of Positive Behavior Interventions. Embora a bronca cesse o mau comportamento momentaneamente, o estudo mostrou que repreensões dos professores parecem não reduzir comportamentos-problema ou aumentar o engajamento positivo de alunos ao longo do tempo.

Professores continuam a repreender os alunos com broncas porque funciona. O problema é que funciona apenas a curto prazo. Além disso, os professores estão sobrecarregados e o estresse do trabalho somado a falta de tempo para se engajarem em outras estratégias também contribuem para os professores continuarem a agir assim. Mas pesquisas têm mostrado que a melhora do comportamento dos alunos em sala de aula só será alcançada efetivamente com outras estratégias de disciplina positiva. Um estudo publicado este ano e também divulgado aqui na página PSICOEDU na última semana, sustenta que os professores devem se preocupar mais em elogiar o bom comportamento do que em repreender o mau comportamento.

FONTE: Caldarella et al. (2020). “Stop Doing That!”: Effects of Teacher Reprimands on Student Disruptive Behavior and Engagement. Journal of Positive Behavior Interventions, publicação online.



Compartilhar no WhatsApp


Compartilhar no Facebook



COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS

Ad Code