![Criança pré-escolar dependente Menina apegada na professora](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhz_lbVcu9uISq4ycSYIfKF2F05F71foOX2dZsPPT8yXCq0VKsxYrpA5-UZidJIW_1mSLMrWrD4y0oOZAhzuAoL48UP8proL37Lu1_yZDwwNbzwzxGuhu0FJBqGSxdgd6bpve18Ss_JEwk/s640/crianca-apegado-professora-dependente-pegajosa.jpg)
Crianças pré-escolares que tem relacionamento mais dependente e apegado com professores costumam ter dificuldades de relacionamento com a mãe
A conclusão é de um estudo publicado em abril deste ano, que mostrou que crianças pequenas com relações de apego mais seguras com a mãe dificilmente mostram relações de dependência com professores, já aquelas que são muito apegadas (“pegajosas”) e dependentes de seus professores frequentemente apresentam dificuldade de relacionamento com a mãe em casa. Além disso, os pesquisadores descobriram que, mais tarde no ensino fundamental, essas mesmas crianças estão mais propensas a ficar ansiosas, retraídas e muito tímidas.
FONTE: Neuhaus et al. (2020) The mediating role of child-teacher dependency in the association between early mother-child attachment and behavior problems in middle childhood. Attachment & Human Development, online.