10/random/post-list

Dinâmica Bingo-da-Amizade na Escola (Download para imprimir) | Atividade volta às aulas

Dinâmicas de amizade, Bingo da amizade, atividade para primeiro dia de aula, volta ás aula, dinâmica de grupo, turma, classe, sala de aula, jogo, crianças, interagir, conhecer colegas, dinâmica bingo dos sentimentos


A volta às aulas é uma ótima oportunidade de oferecer às crianças atividades que promovam interação, conhecimento de grupo e relações de amizade. Nesses dias, as crianças estão excitadas, animadas para rever os amigos e nós, educadores, devemos aproveitar esse momento para a construção de boas relações entre todos.

Com o Bingo-da-amizade, os alunos são recebidos com o sentimento de que todos fazem parte de uma grande família. Essa dinâmica sobre amizade é ideal para ser aplicada na primeira semana de volta às aulas. Além de proporcionar interação e compartilhamento de informação entre as crianças, a atividade também promove habilidades como comunicação, empatia, autoconhecimento e consciência social. A atividade também é uma maneira das crianças perceberem que não estão sozinhas e que outros colegas podem compartilhar experiências de vida parecidas com a sua.

Educador, que tal levar essa dinâmica infantil sobre amizade para sua turma?


bingo da amizade palavras, dinamicas de amizade, dinamica sobre amizade, bingo dos sentimentos, cartela de bingo para crianças, bingo infantil, dinâmica bingo dos sentimentos Cartela Bingo da Amizade - atividade para volta às aula, dinâmica na sala de aula, atividade, volta às aulas
Cartela do bingo-da-amizade, atividade para dinâmica em sala de aula, ideal para volta às aulas. (Imagem ilustrativa, para baixar e imprimir veja o link de DOWNLOAD abaixo!)



Faixa etária:
Preferencialmente para turmas do Fundamental I.


Objetivo:
As crianças irão conhecer mais sobre seus colegas — ou seja, do grupo do qual ela faz parte — criando relações de amizade e percebendo que elas compartilham algumas semelhanças e diferenças.


Temas trabalhados:
  • Autoconhecimento
  • Consciência social
  • Identificação com grupo
  • Respeito pelas diferenças
  • Empatia e amizade



Material:





Procedimento:

1. Os alunos são separados em pequenos grupos (de 5 a 7 crianças).

2. Cada aluno recebe uma “cartela do bingo” com questões dirigidas. Perceba que a célula do centro da cartilha é vazia (free ou coringa) e conta como resposta válida para completar a linha. Explique às crianças como funciona o jogo e que esta é uma maneira deles aprenderem sobre si e descobrir o que eles têm em comum ou diferente com os outros.

3. As crianças se conhecem e marcam os quadradinhos fazendo perguntas umas às outras dentro do grupo, escrevendo os nomes e identificando semelhanças e diferenças. Por exemplo: se a célula na tabela diz “TEM DOIS OU MAIS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM CASA”, a criança pode perguntar ao colega “Você tem algum animal de estimação? Quantos?”. Se for de interesse da criança, ela pode explorar o assunto com outras perguntas além do solicitado (“Que animais são? Cachorros? Quais os nomes?”). Em seguida, elas registram o nome do colega na célula para lembrar-se dele. Um mesmo colega pode ser marcado em mais de uma afirmativa.

Obs. É normal o “barulho” em sala de aula aumentar nesse momento, pois as crianças, excitadas, estarão conversando, tentando descobrir informações para preencher a cartela. Deixe as crianças interagirem faz parte da brincadeira!

4. Após o tempo estipulado ter se esgotado (de 10 a 20 min.), é feita a contagem de pontos uma linha completa (quina) na vertical, horizontal ou diagonal. Lembre a eles que está tudo bem se não conseguirem preencher todos os quadradinhos. O aluno que conseguiu preencher uma linha deve ler as afirmativas e indicar qual colega preencheu cada uma, por exemplo: "faz aniversário no mesmo mês que eu (Victória)... pratica algum esporte (Renan)...”

5. O procedimento pode ser repetido alternando os membros dos grupos.


bingo da amizade palavras, dinamicas de amizade, dinamica sobre amizade, bingo dos sentimentos, Bingo da amizade, atividade para primeiro dia de aula, volta ás aula, dinâmica de grupo, turma, classe, sala de aula, jogo, crianças, interagir, conhecer colegas, dinâmica bingo dos sentimentos
Cartela bingo-da-amizade! Exemplo de uso do jogo em dinâmica de amizade em sala de aula.

Veja esse exemplo, com outro modelo de cartela, usado nessa escola:









COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS

Ad Code