10/random/post-list

Pai faz experimento com filha em casa para mostrar a importância de lavar as mãos


Ciência começa em casa! Essa é a campanha lançada pelo cientista Daniel Filho em suas redes sociais, onde desafia os amigos a fazerem experimentos em casa junto dos filhos e depois publicar os resultados nas redes sociais.

Com a hashtag #‪‎ciênciacomeçaemcasa,‬ o próprio Daniel Filho deu início aos experimentos. Junto da filha, ele investigou a importância de lavar as mãos, principalmente antes das refeições.

Com algumas fatias de pão e sacos plásticos com vedação e quase três semanas de espera ele mostrou para a filha como a mãozinha suja deixa o alimento cheio de bactérias. “A menina não para de perguntar o nível de sujeira das coisas agora” – diz ele nas redes sociais.



O pai descreveu o experimento assim em sua rede social:

Métodos: 4 fatias de pão de forma integral e 4 sacos com vedação ziplock. A criança desenhou com diversos lápis, brincou no chão e comeu (às vezes sem talheres); tudo sem lavar as mãos por ~2h. O papai babão após lavar as mãos com água e sabão, colocou as fatias, uma em cada saco. Uma fatia foi dada à menina pintona para tocar e ela mesma colocou no saco (MÃO SUJA). Com ajuda do papai babão, a mão direita foi lavada com água e sabão e a mão esquerda com álcool gel. Ela tocou apenas com a mão direita o pão ÁGUA + SABÃO, e com a mão esquerda o pão ÁLCOOL GEL. O pão CONTROLE não foi tocado. Todo o procedimento foi realizado no dia 25/12/2019.

Resultado preliminar: Hoje (12/01/2020), após 18 dias, vemos a olho nu o crescimento de uma colônia de microrganismo não identificado apenas no pão tocado com MÃO SUJA.

Discussão: Já que, pelo menos a olho nu, só houve grande crescimento de microrganismos no pão tocado com MÃO SUJA, e já que não aconteceu a mesma coisa no CONTROLE, entende-se que 1) os microrganismos não estavam, pelo menos em grande quantidade, no pão antes do experimento, 2) que eles foram implantados pela mão SUJA, e 3) que os procedimentos de limpeza ÁGUA+SABÃO ou ÁLCOOL GEL eliminaram/minimizaram a quantidade de microrganismos no pão. Maya aprendeu como a MÃO SUJA pode causar doenças.











COMPARTILHE ESSE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS

Ad Code