Seu abraço está “ao ponto”? Estudo recente diz que existe um ponto ideal de abraço entre pais e seus bebês


Abraços entre pais e seus bebês fazem com que tanto a criança como os pais se sintam mais calmos em nível fisiológico, de acordo com um novo estudo sobre abraços dos pais.

Os pesquisadores descobriram que as crianças pequenas tendem a ter uma resposta mais reconfortante do sistema nervoso a um abraço paternal ou maternal do que ao abraço de um estranho. Essas descobertas (Yoshida et al., 2020) foram publicadas em abril deste ano na revista iScience.


O ponto ideal do abraço: nem muito apertado, nem muito solto


Ainda segundo o estudo, parece haver um ponto ideal para o abraço entre pais e filhos, que fica a meio termo entre um "abraço solto" e um "abraço apertado" que tem o efeito mais calmante sobre o sistema nervoso.


O abraço ideal está correlacionado com um aumento na atividade parassimpática, medida pelo aumento da taxa de intervalos entre batimentos cardíacos.

O que o intervalo da frequência cardíaca indica? O aumento do intervalo entre batimentos indica que a atividade parassimpática está acalmando o sistema nervoso autônomo. Por outro lado, intervalos mais curtos (ou seja, “coração mais acelerado”) estão correlacionados com o aumento das respostas ao estresse e reações de luta ou fuga.

Os pesquisadores examinaram a taxa de aumento do intervalo entre batimentos em bebês e em seus pais durante os abraços. Eles observaram um aumento do intervalo, indicando atividade parassimpática em bebês durante o abraço mãe-bebê, mas não quando bebês eram mantidos por uma pessoa estranha ou durante um abraço muito apertado da mãe.

Além disso, os pesquisadores descobriram que mães e pais também mostraram atividade parassimpática aumentada durante um abraço entre pais e filhos. Ou seja, assim como os bebês, os pais também ficavam mais relaxados durante o abraço ideal.


Fonte: YOSHIDA et al. Infants Show Physiological Responses Specific to Parental Hugs. iScience (First published: April 06, 2020).




Compartilhar no WhatsApp