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Relatório escolar de aulas online durante pandemia: o comportamento observado

Dicas para escrever relatorios individuais alunos aulas durante pandemia

Como fazer relatórios de aulas remotas?


A pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para os professores, entre eles como escrever os relatórios individuais das crianças que estiveram em aulas remotas nos últimos meses, a maioria com aulas online através de recursos como Zoom ou Google Meet.

É muito importante lembrar primeiro que qualquer relatório de observação do comportamento deve levar em conta o tipo de atividade desenvolvida. Até porque as observações descritas só farão sentido dentro de certa situação ou contexto. Além disso, a condição social e econômica da família deve ser levada em conta, uma vez que por diversos motivos, muitas famílias tiveram dificuldades ou mesmo não puderam acompanhar os conteúdos oferecidos pelas unidades escolares, e seria injusto e indelicado fazermos apontamentos sem essas considerações. 



Importante! A professora/ professor só pode escrever sobre o comportamento da criança se o comportamento da criança foi observado. Muitas escolas optaram por gravar aulas ou enviar cadernos de atividades às famílias. Nesses casos não houve interação por vídeo-chamada entre aluno e educador, portanto não tem como a professora registrar observações acerca do comportamento da criança durante as atividades. Nessas situações em que não houve interação direta entre professora e alunos, uma estratégia seria enviar às famílias uma autoavaliação, ou seja: um formulário de autoavaliação com perguntas abertas, de múltipla escolha ou no formato de escala, para que a própria família avaliasse o comportamento da criança durante as atividades proposta pela escola para serem realizadas em casa.

(Criamos um modelo de formulário para ajudar os professores. Se você se interessa por um formulário de autoavaliação para família, deixe sua mensagem ou comentário pelo nosso instagram @psico_edu)

Considerando a situação atípica que estamos vivendo, uma dica é ver o relatório mais como uma avaliação da proposta de atividade online do que como avaliação dos avanços da criança.

Como assim?

Veja: estamos tentando nos adaptar e para isso estamos “testando” novos recursos, novas atividades, novas ideias... A questão que deve ser respondida não é necessariamente se o aluno teve avanços, mas sim se “a aula online está funcionando dessa maneira?”, ou “como o Joãozinho está se adaptando a esse novo formato de aula online?”.

Mais uma coisa: é importante deixar claro a expetativa sobre o comportamento observado levando em conta as regras e os combinados estabelecidos previamente. Por exemplo, a observação de que “a criança frequentemente levantava da cadeira e saia de frente da tela sem permissão” é um problema ou não?

Depende! Estamos sendo bem flexíveis em relação a nossas expectativas, e acredito que uma criança de 6 anos sair de frente da tela durante uma atividade não seja um grande problema (até porque mesmo sem sala de aula não é esperado que uma criança pequena fique parada o tempo todo numa cadeira). Mas isso depende das expetativas e combinados entre família e escola.

O tipo de atividade desenvolvida pode ser descrito diretamente nos relatórios individuais ou, uma vez que essa informação já conste no planejamento ou planos de aula, deve ser feita referência a esses documentos para contextualizar os relatos de comportamentos observados durante as atividades online.


Exemplo de introdução


Considerando a necessidade de isolamento social como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus e o consequente fechamento das unidades escolares determinado por decreto municipal, o Centro Municipal de Educação Infantil Patinho Feio optou por estratégias alternativas de ensino, estabelecidas em comum acordo dentro da comunidade escolar em reunião realizada no dia 18 de março de 2020.

Dessa forma, desde o dia 23 de março, as aulas da turma do pré-escolar passaram a ocorrer na modalidade de ensino remoto com atividades diárias, de segunda a sexta, com duração de 2 horas contínuas, durante a qual a criança interagia com a professora e colegas através do aplicativo Zoom, por aparelho celular, tablet ou computador. A presença de um responsável na entrada e no encerramento da atividade era obrigatória, mas o acompanhamento da atividade pelos familiares era facultativo. As atividades online consistiam em...



Como essa é uma página de psicologia, vou me ater a oferecer algumas dicas de frases para relatório em relação ao comportamento observado, e não em relação ao conteúdo das atividades pedagógicas.

São apenas alguns EXEMPLOS que obviamente não irão esgotar toda gama possível de comportamentos observados.


Acesso e uso de recursos eletrônicos
*Aqui diz respeito não apenas ao comportamento da criança, mas também ao comportamento dos responsáveis, à disponibilidade de recursos e ao domínio de ferramentas digitais. Exemplos:

O aluno ingressava na reunião online com pontualidade.

O aluno junto de familiares não conseguiram/ apresentaram dificuldades para iniciar as atividades online.

Com frequência, o aluno ingressava na reunião online com atrasos sem motivos justificados.

O aluno e seus familiares conseguiram fazer uso apropriado das ferramentas disponíveis e participaram das atividades online sem contratempos.

A presença dos alunos nas reuniões online foi irregular, constando muitas faltas ao longo do bimestre.

Apesar da pontualidade em ingressar nas reuniões online, o não domínio das ferramentas do aplicativo utilizado dificultou a participação do aluno nas atividades.

O aluno e seus familiares tiveram dificuldades em fazer uso dos recursos disponíveis, o que atrasou a adaptação da família à modalidade de ensino remoto.

Não foram observadas dificuldades no uso dos recursos digitais. O aluno junto de seus familiares adaptou-se bem à modalidade de ensino remoto e participaram das reuniões online sem contratempos.

Foi observada resistência da família no uso dos recursos digitais, sem, entretanto, serem justificados ou explicitados os motivos que impediam a participação do aluno nas atividades online.

O aluno frequentemente se recusava a ingressar nas reuniões de atividade online, muito embora os responsáveis insistissem e incentivassem sua participação.

O aluno apresentou dificuldades em utilizar recursos do aplicativo, como desligar/ligar microfone ou câmera.

O aluno ignorava/ não entendia comandos para desligar/ligar microfone ou câmera.

O aluno apresentou bom desempenho em fazer uso dos recursos eletrônicos disponíveis, demonstrando domínio das ferramentas e entendimentos dos comandos oferecidos pela professora.




Participação nas atividades, interesse e motivação

O aluno conseguiu participar das atividades online sem intercorrências.

O aluno exibia interesse nas atividades, respondendo com entusiasmo quando requisitado e fazendo colocações relevantes ao tópico da atividade.

O aluno aparentou estar bem disposto a participar das atividades online.

O aluno aparentou estar pouco disposto a participar das atividades online, apresentando inclusive humor raivoso e comportamento agressivo.

O aluno demonstrou curiosidade/ entusiasmo em participar das atividades online.

O aluno mostrou-se empolgado em poder estar com a professora e com os colegas em reuniões online.

O aluno fazia perguntas/ solicitações relevantes à atividade desenvolvida.

O aluno mostrou-se agitado em frente a tela, mas tal comportamento não impediu sua participação ativa e respeitosa nas atividades propostas.

O aluno participou com atenção e respeito nas atividades propostas em ambiente online.

O aluno mostrou-se atento aos comandos e instruções da professora, demonstrando bom desempenho nas atividades propostas.

O aluno teve dificuldades em acompanhar os comandos e instruções da professora, demonstrando baixo desempenho nas atividades propostas.

O aluno apresentou boa interação com os colegas em ambiente virtual.

O aluno teve pouca/ nenhuma interação com os colegas em ambiente virtual.

O aluno distraia-se com facilidade da atividade proposta.

Diferente do que é observado em espaço escolar, o aluno mostrou-se tímido em interagir com os colegas ou com a professora em ambiente virtual.

O aluno comumente/ frequentemente se distraia com objetos ou estímulos do ambiente do cômodo onde se encontrava, dispersando-se da atividade.

Quando advertido, o aluno reconhecia seu erro e corrigia seu comportamento.

Embora estivesse em frente à tela, o aluno parecia alheio à atividade desenvolvida online.

O aluno não se envolveu/ recusava-se a se envolver nas atividades online.

Embora presente nas atividades online, o aluno frequentemente parecia inativo.

Algumas vezes/ frequentemente o aluno se retirava do cômodo, se ausentando das atividades.

O aluno frequentemente fazia solicitações para beber água ou ir ao banheiro.

Com frequência o aluno fazia uso de outros recursos digitais/ eletrônicos contra os combinados da turma, e, consequentemente prejudicando o desenvolvimento da atividade.

O aluno propositalmente produzia barulhos/ ruídos que perturbavam a atividade online ou instruções da professora.

O aluno colaborava com as atividades propostas e teve boa participação nas tarefas desenvolvidas online.

O aluno com frequência iniciava conversas com colegas em momentos inapropriados, mesmo com advertência da professora.

O aluno fez ameaças verbais/ gestuais aos colegas / fez uso de linguagem inapropriada e ofensiva contra a professora ou colegas.

Por vezes, o aluno mostrava-se desinteressado das atividades propostas.

O aluno provocou/ zombou colegas.

O aluno comportou-se de maneira inapropriada/ obscena em frente à câmera durante atividade online.

O aluno fez comentários para incentivar ou 'desafiar' outros alunos a se comportarem mal.


Desempenho nas atividades

O aluno conseguiu completar todas as atividades propostas.

O aluno não conseguiu/ teve dificuldades em completar as atividades propostas.

O aluno conseguiu completar as atividades propostas apenas com suporte/ apoio dos familiares.

O aluno mostrou-se atento aos comandos e instruções da professora, demonstrando bom desempenho nas atividades propostas.

O aluno teve dificuldades em acompanhar os comandos e instruções da professora, demonstrando baixo desempenho nas atividades propostas.

O aluno foi capaz de concluir todas as tarefas apresentadas dentro do prazo estabelecido.

O aluno precisou de orientação/ instrução extra para concluir as atividades propostas.

O aluno demonstrou desempenho satisfatório nas atividades propostas.

O aluno demonstrou desempenho pouco satisfatório nas atividades propostas.


Dúvidas ou sugestões deixe nos comentários abaixo! Estaremos sempre atualizando essa publicação!




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