As palavras que os pais usam com os filhos fazem toda diferença!
A maneira como os pais reagem aos comportamentos dos filhos, incluindo o quê e como os pais falam com as crianças, são ingredientes importantes para o desenvolvimento de habilidades como autocontrole e autorregulação e ajudam moldar a maneira como os filhos pensam sobre o mundo e sobre si mesmos.
Os comportamentos dos pais é uma fonte importante de segurança emocional para as crianças:
Pais que são pouco sensíveis às emoções dos filhos e usam de práticas punitivas, incluindo ameaças e agressões verbais, reduzem a motivação da criança de se autorregular e deixam as crianças mais sensíveis a emoções negativas. Essas práticas negativas estão associadas com problemas de comportamento e problemas psicológicos como ansiedade e depressão nos filhos.
Por outro lado, pais que usam linguagem de apoio e conforto quando as crianças erram ou quando estão chateadas e que enfatizam a autonomia e o controle das crianças sobre suas próprias ações e emoções estão criando filhos mais bem capacitados para lidar com suas emoções em momentos difíceis.
Pesquisadores destacam a importância de fornecer às crianças
um ambiente seguro e estruturado que permita o desenvolvimento saudável das
habilidades de autorregulação.
Veja algumas estratégias que podem ajudar a desenvolver habilidades de regulação emocional nas crianças:
• Fique atento ao ambiente e tente antecipar momentos desafiadores quando as crianças podem ter dificuldade em regular suas emoções ou comportamento (por exemplo, momentos de transição) e ofereça orientações prévias e suporte emocional.
• Use resolução de problemas ao invés de punição para lidar com o comportamento emocional das crianças. Estimule, modele e reforce os próprios esforços de resolução de problemas apresentados pelas crianças.
• Ajude as crianças a dar um passo atrás durante a resolução de problemas e refletir sobre o problema em questão, fazendo perguntas.
• Ajude as crianças a redirecionar a atenção para outros estímulos, isso ajuda a afastar a atenção do estímulo que está causando desconforto emocional e enxergar outras possibilidades.
• Ajude as crianças a reinterpretar o significado de um evento para mudar seu impacto emocional.
• Use momentos de brincadeiras e contação de história para apoiar o desenvolvimento da linguagem expressiva das crianças.
• Facilite interações com colegas para fomentar o desenvolvimento de habilidades como o expressar opiniões, escutar opiniões, alternar-se (durante turnos de jogos ou numa conversa) e desenvolver empatia com os outros.
• Defina regras e limites claros que ajudem as crianças a aprender o que é esperado em relação à expressão emocional e as guie a expressar emoções de forma socialmente aceitável (por exemplo, "é normal ficar bravo, mas não é permitido bater").
• Evite o controle negativo (expressão de raiva, crítica, intervenção física).
• Divida as tarefas difíceis em pequenas etapas para ensinar novas habilidades às crianças e promover a autonomia.
• Dê a chance para as crianças monitorarem e avaliarem seu próprio comportamento e realizações, incluindo conquistas e frustrações.
• Proporcione atividades estruturadas e rotineiras na vida diária das crianças, pois oferecem previsibilidade e limites que permitem que as crianças saibam o que esperar.
Para saber mais:
KOCHANSKA e AKSAN. Children's conscience and self‐regulation. Journal of personality, v. 74, n. 6, p. 1587-1618, 2006.
ROTHBART, Mary K. et al. Developing mechanisms of self-regulation in early life. Emotion review, v. 3, n. 2, p. 207-213, 2011.
LATHREN, BLUTH e ZVARA. Parent self‐compassion and supportive responses to child difficult emotion: An intergenerational theoretical model rooted in attachment. Journal of family theory & review, v. 12, n. 3, p. 368-381, 2020.
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